Cosmo/Política #2– Conflito e Unidade, Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira
Parte do ciclo expositivo de arte contemporânea COSMO/POLÍTICA do Museu do Neo-Realismo, a exposição Conflito e Unidade apresentou trabalhos originais de João Ferro Martins, Mafalda Santos e Susana Gaudêncio, com curadoria de Sandra Vieira Jürgens e Paula Loura Batista.
Seguindo os objetivos do ciclo – o estabelecimento de um diálogo com o legado neorrealista –, esta segunda exposição teve como ponto de partida a conferência “Conflito e Unidade da Arte Contemporânea” (1957) de Mário Dionísio, onde apresenta questões fundamentais sobre a arte e a criação estética moderna, sobre o que caracteriza como falso antagonismo entre abstracionismo e realismo, ou forma e conteúdo, e, sobre o conflito entre a arte e o público.
Os artistas João Ferro Martins, Mafalda Santos e Susana Gaudêncio dão sequência a este debate, fazendo uma reflexão sobre a função social da arte, a atualidade da noção de “arte útil” e o acolhimento da arte contemporânea.
A inauguração contou com um concerto de música improvisada, no âmbito de um projeto de André Tasso, Bruno Humberto e João Ferro Martins.
Veja aqui imagens do catálogo