Do salão ao cubo branco

CATEGORIA: CATEGORY: Exposições Colectivas
Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Do salão ao cubo branco, exposição “Que horas são que horas- Uma galeria de histórias”, Galeria Municipal do Porto, Porto

Do salão cubo branco de Mafalda Santos, na Galeria Municipal do Porto foi parte integrante da exposição Que horas são que horas: uma galeria de histórias.

Esta exposição partiu de um convite da Galeria Municipal a três curadores, José Maia, Paula Parente Pinto e Paulo Mendes, para uma reflexão sobre a paisagem histórica das galerias de arte no Porto, inscrita entre a aparente abertura cultural do final da Segunda Guerra Mundial e a retração do tecido cultural provocada pela recente crise económica. Um olhar sobre esta cronografia permite compreender as muitas faces da civitas e as cumplicidades transformadoras entre artistas, agentes culturais e públicos que a conformam.

A exposição na Galeria Municipal do Porto apresentou três eixos: a cronologia das galerias de exposições de arte moderna e contemporânea na cidade do Porto (1945-2010), uma selecção de artistas e obras apresentadas ao longo dessa cronologia e ainda cinco novos trabalhos encomendados a Arlindo Silva, Mafalda Santos, Maria Calma [Maria Trabulo], Nuno Ramalho e Pedro Tudela que trabalharam a partir da pesquisa para a exposição ou dos acontecimentos relacionados com os dois eixos anteriores.

Um desses novos trabalhos é “Do salão ao cubo branco” de Mafalda Santos que trabalha há mais de uma década sobre a rede do sistema artístico português, desconstruindo as ligações entre os diversos agentes que o compõem: artistas, galerias, museus, instituições e crítica. A obra Do salão ao cubo branco resulta de uma espacialização da investigação e arquivo, que foi criada especificamente para esta exposição, focando sobretudo a questão da progressão cronológica das diferentes galerias da cidade, com início na Livraria-Galeria Portugália, passando pelo aparecimento dos espaços independentes do Porto e as galerias actualmente a operar na cidade.

Veja aqui imagens da inauguração

Veja aqui imagens do trabalho “Do salão ao cubo branco” em curso.

PARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

MAIS TRABALHOS:

  • Círculo de Arte e Recreio (2012) | Mafalda Santos artista
    Círculo de Arte e Recreio
    2012
  • Universo dos objectos coincidentes numa história da arte paralela (2013) | Pessoa Colectiva | Mafalda Santos artista
    UNIVERSO DOS OBJECTOS COINCIDENTES NUMA HISTÓRIA DE ARTE PARALELA
    2013
  • Downscroll (2009) | Mafalda Santos artista
    ONE DAY EVERY WALL WILL FALL (2009)
    2009

Voltar a TRABALHOS

Scroll to Top