O Sonho de Akinosuke

CATEGORIA: CATEGORY: Outros Projetos

Playlist #46 Mafalda Santos e Manuel Mesquita, curadoria de Nuno Ramalho com Hugo Brito e Miguel Seabra,
Candelabro, Porto

O video de Mafalda Santos e Manuel Mesquita O Sonho de Akinosuke foi apresentado durante o mês de Julho de 2020, no café/livraria Candelabro, no âmbito do projecto Playlist, coordenado e programado por Nuno Ramalho com Hugo Brito e Miguel Seabra, desde Junho de 2016. www.cafecandelabro.com

“O Sonho de Akinosuke” de Mafalda Santos e Manuel Mesquita, revisita o conto tradicional japonês homónimo, e através deste estabelece uma meditação simultaneamente lúdica e directa sobre o tempo presente, partindo da observação do mundo natural para operar o seu próprio enquadramento narrativo.

O Sonho de Akinosuke¹, conto popular japonês, relata a história de um agricultor abastado que adormece debaixo de um grande cedro na sua propriedade, enquanto bebe e conversa com amigos. É acordado pela visita de uma comitiva para o levar ao encontro do rei que lhe oferece a mão da sua filha em casamento. É enviado para a ilha de Raishu, onde se torna governador, vivendo uma vida rica e tranquila junto da usa nova esposa, com quem tem cinco filhos e duas filhas. Após 24 anos de idílio, a sua mulher adoece e acaba por falecer. Condoído sepulta-a, erguendo um monumento em sua honra. Chamado pelo rei, deixa a ilha.

Na viagem de regresso, Akinosuke desperta para descobrir que ainda se encontra debaixo do cedro rodeado pelos seus amigos. Confuso, conta-lhes o seu incrível sonho, estes dizem-lhe que estivera adormecido apenas alguns minutos, no entanto, relatam um estranho episódio: enquanto dormia viram uma borboleta amarela voar junto à sua cabeça e ser levada por um conjunto de formigas para um buraco junto ao cedro. Esta borboleta reaparece saindo da terra no momento em que Akinosuke acorda. Juntos investigam e escavando encontram uma colónia semelhante à do seu sonho e um “rei” e ainda um outro ninho onde se encontra uma pequena pedra sobre o leito de uma formiga morta. Akinosuke vivera uma vida dentro de um sonho como se a sua alma tivesse sido resgatada para este reino animal.

Tal como o momento que vivemos atualmente, abre-se um parêntesis, uma realidade paralela “irreal”. Qual conto transformado em pesadelo, a narrativa desconstrói-se. Símbolo do esforço, da cooperação e estrutura social, as formigas raptam uma borboleta. A inconstância e leveza da vida é açambarcada, e carregada como um fantoche encenando uma nova história ainda por escrever.

The noblest emolument and position
Power to overthrow cities and lands –
The wise man regards these things
As nothing different from swarming ants.
²

¹O Sonho de Akinosuke (あきのすけの夢, Akinosuke no Yume) é um conto japonês que se tornou conhecido fora do Japão através da tradução de Lafcadio Hearn, no seu livro Kwaidan: Estórias e Estudos sobre Coisas Estranhas. Uma coletânea de estórias de fantasmas (kwaidan) e pequenos estudos não ficcionais sobre insetos.

O Sonho de Akinosuke trata-se por sua vez de uma adaptação do conto ²“O Governador de Nanke” da Dinastia Tang, escrito por Li Gongzuo.

Veja aqui  O Sonho de Akinosuke em video-instalação na Galeria Presença

PARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

MAIS TRABALHOS:

  • Convívio (2012) | Mafalda Santos artista
    CONVÍVIO
    2012
  • The Great Unconformity (2010) | Mafalda Santos artista
    THE GREAT UNCONFORMITY
    2010
  • Ambiente de Trabalho #1 (2005) | Mafalda Santos artista
    Ambiente de Trabalho #1
    2016

Voltar a TRABALHOS

Scroll to Top