Exposição colectiva, Caroline Pagès Gallery, Lisboa
SMALL IS BEAUTIFUL, SMALL IS PORTABLE.
Considerada a obra mais emblemática, e quase lendária, de Enrique Vila-Matas, a História Abreviada da Literatura Portátil foi publicada pela primeira vez em 1985, de imediato traduzida em várias línguas e, transpondo as páginas do livro, originou diversas conspirações na vida real.A conspiração shandy ou sociedade secreta dos portáteis foi fundada em 1924, na foz do rio Níger, em Port Atif, e foi dissolvida três anos mais tarde, depois de um espectacular escândalo em Sevilha. Da conjura shandy fizeram parte, entre outros, Robert Walser, Duchamp, Scott Fitzgerald, Walter Benjamin, César Vallejo, Rita Malú, Valery Larbaud, García Lorca, Pola Negri, Berta Bocado, Alberto Savinio e Georgia O’Keefe. Para fazer parte da sociedade secreta, havia dois requisitos imprescindíveis:por um lado a obra do artista tinha de ser portátil, ou seja, não podia ser pesada e devia ser facilmente transportável numa maleta; a outra condição era a de este funcionar como uma perfeita máquina solteira. E ainda que não fosse imprescindível, era também recomendável possuir certos rasgos que eram considerados como especificamente shandys: “sexualidade extrema, espírito inovador, ausência de grandes propósitos, insolência, convivência tensa com o duplo, simpatia pela negritude e nomadismo infatigável.”