BLACK BOARD

CATEGORIA: CATEGORY: Exposições Colectivas

Exposição “PÊSSEGOpráSEMANA apresenta”, Maus Hábitos, Porto.

No mundo contemporâneo, não se pode pensar em lugares isolados, particularmente num contexto europeu. De alguma forma, mais ou menos directa, tudo se interliga, tudo se relaciona.
Na pintura Blackboard Mafalda Santos desenha um diagrama complexo que representa as actividades do PêSSEGOpráSEMANA, um espaço independente no Porto dedicado á apresentação de diversos eventos como artes plásticas, performance e vídeo, desenvolvido entre 2002 e 2007 e gerido por três artistas, Mafalda Santos, André Sousa e Miguel Carneiro. Esta obra retrata as genealogias e constelação que se geraram e confluíram naquela plataforma ou que através dela.


A estrutura é cronológica e desenvolve-se através de pastas que emulam os sistemas de informações de computadores. As metáforas que sustentam o trabalho relacionam-se com a comunicação e o estabelecimento de redes como meio de sobrevivência comunicacional (e mesmo existencial). A estrutura conceptual transforma-se numa frágil e intrincada construção, na qual a manualidade do desenho contrasta com o evocado rigor de um interface de um computador através de uma apropriação iconográfica.


Se, por um lado, o trabalho oferece a história sobre um contexto específico (a história do PêSSEGOpráSEMANA que se cruza com as de outros espaços principalmente na cidade do Porto), por outro, reflecte sobre algo que é transversal às especificidades do contexto do Porto: sobre estruturas sociais de relações. Um diagrama que se estabelece na troca e partilha de informação, e na permeabilidade da sociedade contemporânea.
A história acaba em 2005 com a exposição onde o quadro participa. Blackboard apresenta um relato da história que é simultaneamente auto-reflexivo e circular.

Texto para a exposição “Café Portugal”, Filipa Oliveira, 2009.

PARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

MAIS TRABALHOS:

  • Ambiente de Trabalho #2 (2009) | Mafalda Santos artista
    AMBIENTE DE TRABALHO #2
    2009
  • Streaming #3 (2016) | Mafalda Santos artista
    TORRENT
    2016
  • Maze (2007) | Mafalda Santos artista
    MAZE
    2007

Voltar a TRABALHOS

Scroll to Top