Atelier Primeiro de Outubro

CATEGORIA: CATEGORY: Exposições Individuais
Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Exposição Atelier Primeiro de Outubro, curadoria de Helena Mendes Pereira, Fórum Cultural de Cerveira

Mafalda Santos (n.1980) escolheu, recentemente, Vila Nova de Cerveira como lugar para ficar e é na Avenida Primeiro de Outubro que constituiu o seu atelier. Esta exposição individual foi desenvolvida em contexto site specific para o open space do Fórum Cultural de Cerveira, tendo a artista ocupado o espaço e expandido o seu recanto habitual. A série de trabalhos que aqui apresenta pretende ser um mergulho retrospetivo nas várias vertentes da sua produção artística, que privilegiam sempre o detalhe e a minúcia em composições dadas através de um  degradé de cores, escolhidas para a paleta, que são denominador comum da pintura, do desenho e das construções em que combina o reaproveitamento de papel de gráfica, sobre estruturas de madeira dinâmica.

O desenho, como ponto de partida, ocupa a simbologia do espaço de Liberdade do gesto e da apreensão das formas que depois, metodologicamente, repete. Na sua bidimensionalidade plástica, a artista não privilegia suportes, recorrendo ao papel, à tela e a estruturas mais dinâmicas que a própria projeta e constrói. Mafalda Santos é uma fazedora e uma construtora de cronologias. As suas combinações de pontos, linhas e pequenos planos de cor, aparentemente aleatórias mas com uma busca superlativa de equilíbrio e harmonia, refletem a sua intensidade e dedicação e uma constante procura pela experimentação. Na tela, elemento central deste objeto-instalativo e expográfico, a procura torna-se incessante e é evidente a pré-existência do método e do planeamento do que se vai pintar. Quando expandimos para esta série mais recente de objetos, o desenho e a pintura continuam a marcar a forma de organização do material que se reutiliza: há uma sugestão de ordem na combinação escolhida para o papel agrupado e há uma poética que marca a simbologia dos objetos. 

ATELIER PRIMEIRO DE OUTUBRO é, assim, uma síntese e uma análise de um caminhos, com reminiscências dos seus vários processos, ainda que haja uma evidente coerência de linguagem que nos diz tratar-se da obra de Mafalda Santos e não de outra coisa qualquer. O open space é ocupado, funcionando como o estaleiro sonhado pela artista, onde tudo de transforma através da Arte. Patente até 19 de outubro de 2019,  esta é uma exposição que marca uma escolha e uma chegada, ao mesmo tempo que é ponto de partida para novas descobertas plásticas que a paisagem e a energia da Vila das Artes tratarão de impor.

Helena Mendes Pereira, 2019

PARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

MAIS TRABALHOS:

  • Mutatio Rerum #2 (2012) | Mafalda Santos artista
    On Revolution
    2012
  • As histórias que as mulheres contam (2020) | Pessoa Colectiva | Mafalda Santos artista
    A mão que segura e a que se eleva no ar
    2020
  • Vai e Vem e Vem e Vai (2015) | Mafalda Santos artista
    Vai e Vem e Vem e Vai
    2014

Voltar a TRABALHOS

Scroll to Top