Atelier Primeiro de Outubro

CATEGORIA: CATEGORY: Exposições Individuais

Exposição Atelier Primeiro de Outubro, curadoria de Helena Mendes Pereira, Fórum Cultural de Cerveira

Mafalda Santos (n.1980) escolheu, recentemente, Vila Nova de Cerveira como lugar para ficar e é na Avenida Primeiro de Outubro que constituiu o seu atelier. Esta exposição individual foi desenvolvida em contexto site specific para o open space do Fórum Cultural de Cerveira, tendo a artista ocupado o espaço e expandido o seu recanto habitual. A série de trabalhos que aqui apresenta pretende ser um mergulho retrospetivo nas várias vertentes da sua produção artística, que privilegiam sempre o detalhe e a minúcia em composições dadas através de um  degradé de cores, escolhidas para a paleta, que são denominador comum da pintura, do desenho e das construções em que combina o reaproveitamento de papel de gráfica, sobre estruturas de madeira dinâmica.

O desenho, como ponto de partida, ocupa a simbologia do espaço de Liberdade do gesto e da apreensão das formas que depois, metodologicamente, repete. Na sua bidimensionalidade plástica, a artista não privilegia suportes, recorrendo ao papel, à tela e a estruturas mais dinâmicas que a própria projeta e constrói. Mafalda Santos é uma fazedora e uma construtora de cronologias. As suas combinações de pontos, linhas e pequenos planos de cor, aparentemente aleatórias mas com uma busca superlativa de equilíbrio e harmonia, refletem a sua intensidade e dedicação e uma constante procura pela experimentação. Na tela, elemento central deste objeto-instalativo e expográfico, a procura torna-se incessante e é evidente a pré-existência do método e do planeamento do que se vai pintar. Quando expandimos para esta série mais recente de objetos, o desenho e a pintura continuam a marcar a forma de organização do material que se reutiliza: há uma sugestão de ordem na combinação escolhida para o papel agrupado e há uma poética que marca a simbologia dos objetos. 

ATELIER PRIMEIRO DE OUTUBRO é, assim, uma síntese e uma análise de um caminhos, com reminiscências dos seus vários processos, ainda que haja uma evidente coerência de linguagem que nos diz tratar-se da obra de Mafalda Santos e não de outra coisa qualquer. O open space é ocupado, funcionando como o estaleiro sonhado pela artista, onde tudo de transforma através da Arte. Patente até 19 de outubro de 2019,  esta é uma exposição que marca uma escolha e uma chegada, ao mesmo tempo que é ponto de partida para novas descobertas plásticas que a paisagem e a energia da Vila das Artes tratarão de impor.

Helena Mendes Pereira, 2019

PARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

MAIS TRABALHOS:

  • Cosmo/Política #2 Conflito e Unidade | Mafalda Santos artista
    Cosmo/Política #2- Conflito e Unidade
    2018
  • Victoria 1.4 (2018) | Mafalda Santos artista
    Victória sobre o Sol
    2018
  • Madagáscar (2006) | Mafalda Santos artista
    Tamatave
    2006

Voltar a TRABALHOS

Scroll to Top